1. Declare todo seu faturamento:
Uma situação comum que encontramos em muitos dos nossos clientes, é não declarar todo o faturamento no balanço. Apesar de parecer ser uma boa ideia a primeira vista, não é a situação ideal para a empresa. Avaliando os prós e os contras, existem mais ônus do que bônus.
Não declarar parte da receita transmite a impressão para o mercado de que seu negócio é menor do que realmente é. Isso significa que oficialmente, nas demonstrações financeiras, haverá um faturamento menor e por consequência um lucro menor.
Assim, quando sua empresa passar por uma análise de crédito de alguma instituição financeira, a avaliação provavelmente resultará em maiores taxas de juros e um limite de crédito menor do que teria se mostrasse o faturamento e a margem de lucratividade correta.
2. Estude a possibilidade de trabalhar antecipação de recebíveis:
Uma vez que faço vendas no cartão, para certos produtos, é possível trabalhar taxas e negociações para anteciparmos o recebível.
Às vezes, sacrificar um pouco de nossa margem é um passo fundamental para garantirmos que nossa empresa tenha caixa.
Para tal, entre em contato com todos seus métodos de pagamento e negocie boas taxas – cruzando isso com a visão de margens de sua empresa/produtos, será fácil saber quais são as vendas que podemos criar mecanismos de parcelamento a nosso cliente final, de forma a incentivar a compra – ao mesmo tempo, também gerando caixa. Mesmo que perdendo um pouco em margens.
3. Aumente sua margem de lucro:
Essa é uma ótima forma de ter mais saúde financeira. Aumentar sua margem de lucro significa mais dinheiro em caixa e, consequentemente, um capital de giro maior.
Uma estratégia interessante é negociar bem com seus fornecedores. Proponha parcerias, permitindo, por exemplo, que eles divulguem suas marcas junto ao seu produto/serviço.
4. Monitore seus indicadores semanalmente:
De nada adianta aplicar todas as estratégias e construindo escadas para sair do buraco, se você não sabe quão fundo ele é.
É muito importante que você acompanhe seus indicadores de capital de giro, margem de contribuição e lucratividade da empresa para que você consiga estar antenado naquilo que realmente importa para sua empresa
5. Use financiamentos como último recurso:
Muitos micro e pequenos negócios recorrem aos bancos quando a situação aperta. O capital de giro está abaixo do necessário e os empresários buscam o financiamento para ajudar.
Os juros impostos por essas instituições podem causar problemas futuros ainda maiores, prejudicando a operação da sua empresa e a administração do seu capital de giro.